top of page

Por que ela é importante para a tecnologia?

4250ce6efa_124169_sulfure-etain-loi-moor

A lei de Moore tem sua importância, garantindo uma certa previsibilidade das actualizações na capacidade de processamento e ajudando empresas a padronizarem o desenvolvimento e lançamento de novas tecnologias. Porém, ela não vai durar para sempre.

Outros materiais podem oferecer reduções mais práticas em tamanho e resistência eléctrica e, de fato, permitem que a Lei de Moore continue, mas apenas se eles atingirem o mercado com rapidez suficiente. Recentemente descobriu-se que um certo material chamado trissulfureto de titânio pode fornecer muitas das mesmas vantagens físicas que o grafeno, mas os desafios para a fabricação continuam os mesmos.

Porém, as indústrias de semicondutores, no caso até mesmo a Intel, perceberam que era possível alcançar este grau de desenvolvimento nos chips de processamento. Vale frisar que a Lei de Moore não engloba apenas os processadores domésticos, que usamos em nossos computadores.

Não temos como saber o que teria acontecido se Gordon Moore não tivesse escrito aquele artigo na Electronic Magazine ou não tivesse feito a tal previsão. Mas, provavelmente, a indústria de semicondutores não teria se empenhado tanto para acompanhar a evolução predita por Gordon Moore em 1965.

A indústria de semicondutores, vendo que podiam alcançar a meta que Moore havia falado em seu artigo, passou a investir pesado em pesquisa e desenvolvimento, de forma que de fato eles conseguiram dobrar o número de transístores nos processadores a cada 18 meses.

bottom of page